Dicas de Saúde

Dicas de alimentação saudável para os idosos






- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Evite pular as refeições;
- Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz,milho, trigo, pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como mandioca/ macaxeira/ aipim, nas refeições. dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;
- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;
- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;
- Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;
- Diminua a quantidade de sal na comida;
- Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.


Os benefícios da atividade física na terceira idade

 

Todos os tipos de exercícios físicos, especialmente em idosos, devem ser acompanhados por uma equipe médica multidisciplinar. É também muito importante a presença familiar para o auxílio na manutenção do equilíbrio e da autoconfiança. Envelhecer é um processo natural e sua ocorrência de forma saudável é essencial para a auto-estima e qualidade de vida. 
Os exercícios de flexibilidade e o treinamento de força são fundamentais para melhorar a sustentação muscular, o amortecimento de impactos e para reduzir acidentes e lesões degenerativas do aparelho locomotor.
“Inicialmente os exercícios devem ser realizados somente com o peso do próprio corpo e posteriormente são acrescentados pequenos pesos, sempre com muito cuidado e supervisão. A melhora da força e da massa muscular é também importante na prevenção e tratamento de distúrbios como a osteoporose, obesidade e o diabetes”, orienta Dr. Shinzato.




                      





                             

































_______________________________________________________________________________




CONFUSÃO MENTAL DOS IDOSOS
Principal causa da confusão mental no idoso
Arnaldo Lichtenstein, médico*
Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental? *
Alguns arriscam:
"Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não".
Outros apostam: "Mal de Alzheimer"
Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.
Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos "batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.
Insisto: não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de  tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.
Conclusão:

Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva
hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas:
1 - O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!
2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico".
(*) Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
_________________________________________


Grupo Movimento
Fonoaudióloga: Ana Tereza Marques – CRFa 8950

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO COM IDOSO

l  Use frases curtas e objetivas;
l  Evite infantilizar a fala; 
l  Repetir a fala, quando essa for erroneamente interpretada;
l  Fale de frente para o idoso;
l  Não se vire ou se afaste enquanto fala;
l  Procure ambientes iluminados;
l  Evite ambientes ruidosos;
l  Aguarde a resposta da primeira pergunta antes de elaborar a segunda;
l  Não interrompa a fala do idoso;
l  Repetir a fala sempre que o idoso demonstrar não ter entendido o que foi falado;
l  Procure falar de forma clara e pausada;
l  Verifique a necessidade e condições de próteses dentárias e/ou auditivas que possam estar dificultando a comunicação.

“O toque, o olhar, o beijo, o carinho são outras formas de comunicação que ajudam o cuidador/familiar a compreender a pessoa cuidada e ser compreendido por ela.”
___________________________________________________________________________

Isabela Benseñor





Como prevenir a queda dos idosos

Não é uma tarefa fácil prevenir quedas do idoso. Para controle e prevenção das quedas é necessária abordagem multidisciplinar incluindo medidas de prevenção, mudanças de hábitos, tratamento médico, fisioterápico e psicológico. Há necessidade de convencer o idoso a mudar alguns hábitos, o que, às vezes, é a parte mais difícil do tratamento. Várias são as abordagens possíveis:

  1. Orientação sobre risco de quedas e suas conseqüências e sobre a importância da mudanças de alguns hábitos como passar a usar bengala ou andador no casos indicados;
  2. Avaliação médica incluindo: testes cognitivos, de marcha e equilíbrio, verificação do uso excessivo de medicamentos e avaliação da presença de co-morbidades como depressão; avaliação anual da visão e dos pés; avaliação da acuidade auditiva quando houver suspeita de comprometimento; avaliação do estado nutricional e medidas de promoção à saúde com prescrição de cálcio e vitamina D para prevenir osteoporose e tratamento da osteoporose quando necessário com utilização de bifosfonados.
  3. Avaliação do ambiente em que o idoso vive: dentro de casa adaptando-a aos idosos com retirada de tapetes, móveis baixos e fios que possam atrapalhar a passagem; instalação de barras de apoio no banheiro (box e vaso), colocação de cadeira de plástico no box nos casos indicados;
  4. Prática de exercícios físicos mesmo nos idosos mais frágeis ou que usam bengala, andadores ou estão em cadeira de rodas para: melhora da marcha e do equilíbrio, fortalecimento de musculatura principalmente das pernas, aumentar a amplitude do movimento das articulações; alongamento e aumento da flexibilidade articular. O objetivo final é manter o idoso ativo, o que já diminui o risco de quedas. 
  5. Evitar a síndrome da imobilidade com suporte psicológico adequado.
  6. Incluir na reabilitação, a terapia ocupacional para melhorar as condições de moradia e instrumentalizando o idoso a cuidar de si próprio.
  7. A colocação de alarmes e telefones numa altura, que possam ser utilizados do chão, facilita o socorro de idosos que caem e moram ou estão sozinhos no momento do evento.
O box abaixo lista  pontos importantes de serem eliminados na casa do idoso e seus hábitos com o objetivo de prevenir quedas.










Para prevenir quedas

Cuidados em casa










Muitas vezes são necessárias adaptações para evitar acidentes em casas de idosos
©iStockphoto.com/Alistair Forrester
Muitas vezes são necessárias adaptações para
evitar acidentes em casas de idosos

Elimine os perigos da residência como:

  • Ambientes com pouca luminosidade
  • Tapetes que escorregam
  • Fios de telefone ou eletricidade soltos
  • Desorganização: objetos, brinquedos espalhados pelo chão
Acrescente medidas de segurança como
  • Barras de apoio no banheiro, no box
  • Iluminação noturna (abajur ao lado da cama, corredor)
  • Capachos não deslizantes
Cuidados do próprio idoso
  • Usar sapatos com solado de borracha, anti-derrapantes, não flexíveis e sem saltos
  • Caminhar sem pressa  especialmente em lugares desconhecidos
  • Não tomar bebidas alcóolicas
  • Informar ao  médico e enfermeira  se você tiver tonturas,problemas de visão ou de equilíbrio
  • Fazer avaliação periódica de visão
  • Não usar medicamentos sem autorização  médica
  • Fazer atividade física moderada e regular, com orientação médica


Maus tratos

Há um ponto importante a ser levantado em relação ao idoso com histórico de quedas sucessivas que é questão dos maus tratos. Na presença de um paciente com essa história, é muito importante investigar a presença de maus tratos e encaminhar o idoso para órgãos responsáveis por receber essas denúncias, clique aqui para ter o contato de algumas dessas instituições.
O estatuto do idoso regulamenta as questões referentes a maus tratos no idoso. No ano de 2003 foi aprovada a Lei no 10.741 que instituiu o Estatuto do Idoso com o objetivo de estabelecer diretrizes que assegurem os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos estabelecidos no artigo 230 da Constituição Federal de 1988.  
Nos artigos de número 19 e 57 do Estatuto do Idoso recomenda-se que todos os casos suspeitos de maus tratos devam ser comunicados pelo profissional da saúde que cuida do idoso a um dos seguintes órgãos: autoridade policial nas delegacias de polícia, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso ou Conselho Nacional do Idoso. O profissional de saúde tem o dever de notificar os casos suspeitos de violência, podendo responder por omissão quando da não informação dos maus tratos.

O que ocorre na maioria dos hospitais é o encaminhamento da suspeita de maus tratos  ao serviço social da instituição, que faz o contato com o Ministério Público, semelhante ao que se faz no caso de maus tratos em crianças. carinho são outras formas de comunicação que ajudam o cuidador/familiar a compreender a pessoa cuidada e ser compreendido por ela.”







_________________________________________________________________________________


"Oração é sentimento. Podemos, com as palavras, exprimir o que vai em nosso íntimo. Mas, se nos limitamos a pronunciá-las ou repeti-las em meras fórmulas verbais, caímos no mecanismo estéril em que os lábios movimentam-se divorciados do coração.
Aqueles que colocam na prece os ingredientes da humildade, dispostos a reconhecer suas enfermidades, no propósito da própria renovação, tem suas dificuldades dissolvidas pela fonte abundante de bençãos que se derramam sobre suas cabeças, emanados do Criador". RICHARD SIMONETTI


____________________________________________________ 





Bruxismo: Causas, consequências e tratamento
O que é o bruxismo?

A palavra bruxismo deriva da palavra BRYCHEIN que significa apertamento, fricção ou atrito dos dentes entre si, com força e sem nenhum objetivo funcional. O bruxismo é uma parafunção oral de causa multifatorial, podendo comprometer de diferentes maneiras o sistema estomatognático. O bruxismo pode ser entendido como um hábito, muitas vezes involuntário, que ocorre principalmente durante a noite, mas que pode acontecer durante o dia; de relativa intensidade e persistência ao longo do tempo pode causar danos aos dentes ou a seus tecidos de suporte. De acordo com alguns estudos, o bruxismo é uma das desordens funcionais dentais mais prevalentes, destrutivas e complexas existentes.

Pesquisas recentes apontam que o bruxismo acomete uma grande parcela da população, e, de maneira geral, sua manifestação está quase sempre associada a um cotidiano de estresse e tensões emocionais. Assim, como uma patologia de ocorrência relativamente comum, o bruxismo, pode e é encontrado em todas as faixas etárias, acometendo crianças, adultos e idosos, com prevalência semelhante em ambos os sexos.


Quais as causas relacionadas à presença do bruxismo?

Uma vez que o bruxismo pode estar relacionado a uma ou a várias patologias, sua causa e/ou efeito ainda não foram totalmente estabelecidos. As teorias e hipóteses que buscam a explicação de suas causas ora apóiam-se em seus efeitos, ou em suas causas, ou mesmo em ambas. Contudo, na maioria dos casos o bruxismo estará relacionado a um tipo de estresse emocional, sendo que fatores locais e fatores sistêmicos podem estar associados.

A respeito dos fatores locais, valem-se citar o desequilíbrio oclusal ou as más oclusões, ocasionadas por restaurações incorretas, posicionamentos dentais, problemas periodontais, entre outros. Já em relação aos fatores sistêmicos, podem se citar doenças do Sistema Nervoso Central, fatores genéticos, fatores alérgicos, parasitários intestinais, além de problemas nutricionais, hormonais bem como os próprios fatores psíquicos.



Quais as consequências do bruxismo para a saúde?

Inicialmente devemos considerar o desgaste dental, que é promovido pelo ranger dos dentes. O esmalte dental é primeiro tecido a ser afetado pelos movimentos mandibulares, onde dentes antagonistas, quando postos em contato levam a um quadro de abrasão, que tem como conseqüência a perda da estrutura dental que se instala ao longo do tempo em pacientes bruxistas.

A presença de periodontites muitas vezes pode ser observada, devido ás forças intensas que os dentes recebem, e normalmente uma sensibilidade à percussão ou mesmo dor ao morder podem estar presentes, estas, especialmente pela manhã ao acordar. Facetas de desgaste parafuncionais geralmente estão presentes em toda a dentição, com ênfase nas cúspides de molares e incisais de caninos.

Outra queixa bastante comum relatada nos portadores de bruxismo refere-se às dores de cabeça tensionais e, sua manifestação está associada a uma contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. Mialgias, hipertonicidade muscular (espasmos) ou mesmo hipertrofia muscular, são alguns sintomas relativamente comuns a pacientes bruxistas.

Dores na articulação temporomandibular (ATM) também podem estar presentes, e o paciente pode relatar a presença de estalos, travamento, restrição quanto à abertura da boca e desvios nos movimentos de abrir e fechar a boca.


Existe tratamento?

A cura propriamente dita e permanente do bruxismo ainda é desconhecida até o presente momento. O que existe de fato é todo um conjunto de métodos a serem utilizados para seu tratamento. Assim, mais importante que tratar os sintomas do Bruxismo é investigar e buscar reconhecer e eliminar suas causas. Uma anamnese aprofundada pode trazer informações importantes sobre o paciente, seu dia a dia, seus hábitos, e assim ajudar no estabelecimento de um plano de tratamento. Contudo, a obtenção de uma harmonia oclusal e a manutenção de uma correta função fisiológica do sistema estomatognático é considerada parte fundamental do tratamento.

A utilização de placas de mordida é uma alternativa indicada à pacientes portadores de bruxismo. Suas principais funções estão relacionadas, à proteção do tecido dental, quanto aos processos de desgaste e ao alivio da musculatura e articulações temporomandibulares, contra as forças excessivas que se formam durante a parafunção. Ainda em relação ás placas oclusais, estas podem ser confeccionadas em acrílico ou silicone. Contudo muitos especialistas não recomendam a placa de silicone, por seus efeitos serem menos controláveis. Apesar de proporcionarem um maior conforto a seus usuários, elas podem estimular os hábitos e, por serem mais porosas, podem reter bactérias causando mau cheiro, de modo que a placa de acrílico é ainda a mais indicada por muitos especialistas.

Vale lembrar que pacientes portadores de bruxismo devem realizar um acompanhamento odontológico rigoroso e mesmo o uso da placa oclusal deve ser avaliada e ajustada periodicamente.

Fonte: IDMED
____________________________________________________________________________


TAI CHI CHUAN : FONTE DE REJUVENECIMENTO
    


REVISTA VIVASAÚDE

MUITAS DAS PRÁTICAS ORIENTAIS TÊM SE MOSTRADO PODEROSAS ARMAS PARA ALIVIAR OS MAIS DIVERSOS SINTOMAS E DISTÚRBIOS DA SAÚDE, ENTRE ELAS O TAI CHI CHUAN , A TÉCNICA PROMOVE A MELHORA CARDIOVASCULAR, ALIVIA SINTOMAS DEPRESSIVOS, ESTIMULA MENTE E MÚSCULOS E PROPORCIONA MAIS FLEXIBILIDADE. PARA OS IDOSOS OS MOVIMENTOS SÃO BASTANTE RECOMENDADOS JÁ QUE SÃO SUAVES E DE FÁCIL EXECUÇÃO. TEM PODER REJUVENECEDOR TANTO FÍSICO QUANTO MENTAL. O EFEITO ACONTECE POIS OS EXERCÍCIOS ABAIXAM A PRESSÃO SANGÚINEA, ESTIMULANDO A CIRCULAÇÃO E AGINDO NO SISTEMA IMUNOLÓGICO.
______________________________________________________________________

Dicas para melhorar a MEMÓRIA


  • Procure estar mais atento se faz questão de se lembrar de uma informação.
  • Parar, pensar e repetir ajuda o cérebro a armazenar e recuperar a informação quando for necessária. É uma forma de memorizar, por exemplo, uma lista de compras.
  • Se a informação a memorizar é longa, divida-a por partes e faça resumos. Organize-a, catalogando cada parte por categorias. Tente associar informações a imagens mentais vividas.
  • É mais fácil decorar se atribuir um significado ou sentido às informações. Um método comum é associar uma lista de coisas a locais pelos quais se passa habitualmente.
  • Use mnemónicas para decorar listas de coisas. Permitem aumentar em cerca de 10 vezes a memória.
  • Para estudar, é mais rentável fazer pequenas pausas de descanso. Manter hábitos regulares de sono e não saltar as refeições também é importante. Nunca faça exames sem ter descansado e com o estômago vazio.
  • Se, em fases de maior cansaço ou stresse, sente que a sua memória o trai, páre e concentre-se na informação relevante. Repita-a em voz alta.
  • Tenha sempre consigo um bloco, diário ou calendário: é um excelente auxiliar de memória, além de ajudar a melhorá-la.
  • ________________________________________________________________________
  •  

Músicas antigas e brincadeiras de rua estimulam idosos no Dia Mundial de Prevenção de Quedas

Estudo do HU-USP identifica fatores de risco para quedas de idosos.
Exercícios de memória com músicas antigas, brincadeiras de rua e peça teatral marcam as atividades do Dia Mundial de Prevenção de Quedas dos Idosos no Hospital Universitário da USP, no dia 27 de junho (quarta-feira). Um projeto com a casa ideal também estará aberta aos participantes.
O Hospital Universitário promoverá as atividades no anfiteatro do hospital e também na área externa, com atividade física e brincadeiras como Escravos de Jô, Bambolé, Batata-quente. Podem participar pessoas com idade superior a 60 anos. Os interessados devem se inscrever pelo site do HU (www.hu.usp.br ). Organizado pelo grupo de prevenção de quedas do HU, com apoio da Escola de Educação Física e Esportes da USP, o evento tem o objetivo de estimular mudanças de comportamento e orientar idosos sobre fatores de risco que podem causar queda.
Os resultados recentes de pesquisa realizada com 90 idosos atendidos pelo grupo de prevenção de quedas do HU, no período de agosto de 2010 a agosto de 2011, mostram que o risco de desnutrição ou desnutrição propriamente dita; depressão, número de comorbidades, déficit cognitivo e alteração de marcha estiveram significativamente associados com quedas na população avaliada. As mulheres tiveram as maiores taxas de quedas, bem como de fraturas decorrentes das mesmas. O estudo foi realizado com base em questionários respondidos pelos pacientes, bem como de testes realizados com os idosos nos atendimentos realizados pelo grupo.
Para o doutor Egídio Dórea é “necessário orientar essa parcela da população, pois há a necessidade do reconhecimento desses fatores de uma forma individualizada e a intervenção apropriada para a prevenção adequada das quedas”.
O Grupo de Prevenção de Quedas de Idosos do HU-USP conta atualmente com equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiras, fisioterapeuta, farmacêuticos, nutricionistas, psicóloga, terapeutas ocupacionais e educadores físicos. O objetivo do grupo é reduzir as taxas de quedas na população idosa e diminuir as complicações decorrentes, como fraturas, internação, perda da independência, ingresso em casas de repouso e morte.
Casa ideal -Uma casa ideal será montada no Ambulatório da Fisioterapia do HU para orientar os idosos a diminuírem os riscos de quedas em suas residências e tornar o espaço mais acessível, principalmente para aqueles com problemas de memória ou dificuldade visual diminuída. Nos quatro ambientes do projeto (sala, cozinha, quarto e banheiro) terapeutas ocupacionais darão orientação aos idosos durante a visita.
A casa terá desde os mobiliários e equipamentos mais adequados, como também sugestões de onde guardar os remédios e de fazer a organização do dia a dia. Cores contrastantes no chão, timer no fogão, etiquetas e marcadores (lixas) no chão, abajur próximo a cabeceira, chinelo que não escorregue também fazem parte do projeto.
.[Dia Mundial de Prevenção de Quedas dos Idosos, dia 27 de junho (quarta-feira), das 13h às 18h,no Anfiteatro do 2ª andar - Hospital Universitário da USP, Avenida Professor Lineu Prestes, 2.565 - Cidade Universitária - São Paulo (SP)].

___________________________________________________________________________

 

 SAÚDE

O ALIMENTO É UMA FONTE NATURAL DE CURA. APROVEITE MELHOR SUAS REFEIÇÕES, TORNANDO-AS SAUDÁVEIS E EVITANDO A OBESIDADE.
SAIBA O QUE COMER E A QUANTIDADE NECESSÁRIA PARA QUE SEU ORGANISMO SE MANTENHA SEMPRE COM BOM FUNCIONAMENTO E APROVEITANDO BEM AS PROPRIEDADES MEDICINAIS DAS PLANTAS. 

_______________________________________________________________________________

 



Seguem  5 dicas para evitar PROBLEMAS NA COLUNA

1.       FORTALEÇA-SE: Alongamentos, exercícios de fortalecimento, caminhadas, natação e ioga, evitam que seus músculos fiquem fracos e portanto, sujeitos a lesões.
2.       EQUILÍBRIO: Se não tem uma rotina de exercícios, não exagere nos finais de semana. Você pode começar a segunda-feira com uma tensão muscular.
3.       BUSQUE O PESO IDEAL: Os quilinhos a mais na região do abdome deslocam o corpo para frente, o que gera uma tensão extra nos músculos das costas.
4.       NÃO FUME: Especialistas acreditam que esse hábito compromete o fluxo de sangue nos discos que amortecem as vértebras, além de prejudicar a absorção de cálcio pelos osso.
5.       RELAXE: O organismo responde ao estresse com uma tensão nas costas, o que provoca espasmos dolorosos, sendo assim, gerencie o problema com atividades recreativas, técnicas de relaxamento e massagens.

Um comentário:

  1. A SAÚDE DEPENDE DE COMO AS ESCOLHAS SÃO FEITAS EM NOSSA VIDA.CUIDAR DO CORPO DA MENTE E DO ESPÍRITO É O CAMINHO DE UMA CONSTRUÇÃO DE VIDA SAUDÁVEL.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.